2021/02/10

Visita do prefeito Jarbas Ribeiro ao aterro sanitário da capital do Estado

Visita do prefeito Jarbas Ribeiro

Nesta manhã de quarta-feira (10/02/21), o prefeito Jarbas Ribeiro foi conhecer o aterro sanitário da capital do Estado. O prefeito esteve acompanhado pelo Dr. João Marques (Eng. Civil – Lixólogo) e Adelúzio Azevedo (Economista) que trabalham no local, Meriele Cristina (Eng. Ambiental e Sanitarista) e Caroline Bueto (Bióloga) que são da empresa Ecotins, e o vereador Almir Lopez e a chefe de gabinete Isabella Milena.

Lá eles conheceram a área destinada à educação ambiental, o Museu do Lixo (local feito com peças encontradas no lixo). Em seguida foram para as células (local onde todo o lixo é compactado e aterrado). Viram os drenos de chorume e biogás. Foi apresentado também ao prefeito as lagoas de tratamento do chorume, nas quais o tratamento utilizado é o anaeróbio realizado por intermédio de bactérias, logo em seguida as lagoas de infiltração que são onde o chorume após tratamento é depositado ficando apto a infiltrar no lençol freático e seguir ao curso dos rios, pelas fotos é possível ver a eficiência de todo o manejo de tratamento dos resíduos sólidos.

A visita tem como objetivo ter essa dinâmica de serviço como referência para trazermos uma nova realidade para Araguaçu com a possibilidade de construirmos um novo aterro sanitário seguindo as normativas e diretrizes da Politica Nacional de Resíduos Sólidos.